Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Cortes no orçamento ameaçam manutenção de diversas atividades no Campus

Reunião entre um grupo de estudantes e servidores sobre possíveis ações de conscientização e mobilização frente à Portaria nº 28

Se 2016 já não havia sido um ano fácil, os prognósticos de 2017 apresentam muitas dificuldades aos Institutos Federais. Para falar sobre a conjuntura financeira e da educação no país, a direção-geral do Campus Sertão fez uma rodada de reuniões com os estudantes e os servidores entre os dias 23 e 24 de maio.

O assunto das reuniões foi o contingenciamento de recursos estabelecido pela portaria nº 28 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), que fixa limite de gastos nos órgãos do Governo Federal.

O diretor-geral Odair José Spenthof explicou nas reuniões que o corte para o Campus Sertão chega a R$ 577.247,00 e envolve a contratação de serviços de vigilância, limpeza e conservação, transporte, diárias, estagiários, serviços de telecomunicação e locação de máquinas e equipamentos. Em todo âmbito do IFRS, os cortes chegam a R$ 5.459.172,00.

Spenthof lamentou a necessidade de adaptação à nova realidade orçamentária, comentando que o corte vai prejudicar a manutenção de diversas atividades no Campus, como os serviços de limpeza, vigilância, aquisição de insumos e realização de viagens técnicas. "Voltamos ao mesmo orçamento do ano de 2011, só que com o triplo de alunos", enfatizou.

Ele lembrou que em 2016 o Campus Sertão já havia colocado em prática um plano de contingenciamento visando atingir o princípio de economicidade, reduzindo consideravelmente as despesas. Também pediu a colaboração e a compreensão da comunidade acadêmica diante das dificuldades enfrentadas.

Preocupado com a situação, um grupo de estudantes e servidores do Campus procurou a direção-geral e uma reunião aconteceu no início da tarde de quarta-feira, dia 24 de maio. A ideia do grupo é promover a conscientização dos demais estudantes e servidores sobre os cortes no orçamento e se mobilizar contra a portaria nº 28 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Para os próximos dias, o grupo planeja diversas ações que serão discutidas anteriormente com a comunidade acadêmica.

Galeria

Diretor-geral Odair José Spenthof explicou aos alunos e aos servidores os cortes previstos no orçamento Reunião com os servidores Reunião com os alunos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003