Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Processo seletivo 2017/1: provas são aplicadas

Movimentação antes da prova

Realizadas neste domingo, 4 de dezembro de 2016, as provas do processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em 16 municípios do Rio Grande do Sul. Foram 14.083 inscritos, concorrendo a 2.811 vagas em cursos superiores e técnicos. As provas ocorrem nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Às 8h30min, ocorreram as provas dos cursos técnicos integrados e concomitantes, com duração de três horas. Às 14h, aconteceram as dos cursos superiores (com duração de 4 horas e 30 minutos) e dos técnicos subsequentes (com duração de 3 horas e 30 minutos).

No Campus Sertão, 644 candidatos compareceram para realizar as provas para os cursos técnicos e superiores. Para 2017, o Campus oferece 120 vagas para o curso Técnico em Agropecuária na modalidade integrado ao Ensino Médio, 30 vagas para o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio, 30 vagas para o curso Técnico em Agropecuária - subsequente (15 através do processo seletivo e 15 pela nota do Enem), 40 vagas para o curso Bacharelado em Agronomia (20 vagas no processo seletivo + 20 vagas pelo Sisu), 40 vagas no curso Bacharelado em Zootecnia (20 vagas no processo seletivo + 20 vagas pelo Sisu), 30 vagas no curso Licenciatura em Ciências Biológicas (15 vagas no processo seletivo + 15 vagas pelo Sisu), 40 vagas no curso Tecnologia em Agronegócio (20 vagas no processo seletivo + 20 vagas pelo Sisu), 30 vagas no curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (15 vagas no processo seletivo + 15 vagas pelo Sisu) e 40 vagas no curso Tecnologia em Gestão Ambiental (20 vagas no processo seletivo + 20 vagas pelo Sisu).

As abstenções no processo seletivo somaram 17,41% nos cursos de nível superior e 11,78% nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

 

> ENEM

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Enem de 2009 a 2015. Nesta modalidade, foram 934 inscritos para 613 vagas (em todo o IFRS). A relação de candidatos por vaga está no Portal de ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

 

> SISU

Para os cursos superiores, a outra possibilidade de ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que ainda não disponibilizou cronograma para o Processo Seletivo 2017/1. Nesta modalidade estão sendo ofertadas 906 vagas (em todo o IFRS) através do Sistema.

Galeria

Movimentação antes da prova Movimentação antes da prova Movimentação antes da prova Movimentação antes da prova Enquanto os filhos realizavam as provas para os cursos técnicos integrados, os pais foram reunidos no auditório para receberem informações sobre o funcionamento do Campus e sobre o edital de residência e semirresidência estudantil Candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram as provas pela manhã Candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram as provas pela manhã Candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram as provas pela manhã Comissão organizadora do processo seletivo permanece de plantão durante a realização das provas nos dois turnos Candidatos aos cursos superiores aguardando a entrada no local de provas Candidatos aos cursos superiores aguardando a entrada no local de provas Candidatos aos cursos superiores aguardando a entrada no local de provas Candidatos aos cursos superiores aguardando a entrada no local de provas Prova para o curso Técnico em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio Prova para o curso Técnico em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio Candidatos realizando a prova para os cursos superiores Candidatos realizando a prova para os cursos superiores Candidatos realizando a prova para os cursos superiores Candidatos realizando a prova para os cursos superiores Candidatos realizando a prova para os cursos superiores Candidatos realizando a prova para os cursos superiores

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003